Oferta!

Desenvolvimento de E-Commerce

Original price was: R$ 3.000,00.Current price is: R$ 1.950,00.

No desenvolvimento de E-Commerce (Comércio Eletrônico), será necessário identificar algumas definições prévias em sua empresa. Dentre estas estão:

  • Se você já possui domínio, hospedagem, logomarca;
  • Qual o ramo de atividade, se o SEO já está sendo realizado;
  • Algum exemplo do que você tem em mente.

No caso de você não dispor dessas informações escolha o serviço de consultoria em tecnologia e lhe ajudaremos com estes primeiros passos.

Cumpridos todos estes passos seu e-commerce será desenvolvido de acordo com o branding da sua empresa melhorando a logística, às vendas e a conversão de leads, um comércio eletrônico pode favorecer sua empresa num contexto global. O website neste caso se caracteriza por possuir responsividade para qualquer dispositivo, possibilitando que o acesso de todos os tipos de público seja possível. Você terá acesso ao sistema para lançamento de produtos e controle de vendas.

Categoria:

Descrição

O que é e-commerce?

E-commerce (comércio eletrônico, em português) é uma modalidade de negócio na qual todo o processo de compra e venda é realizado pela internet, por meio de canais online.

Nesse modelo, todos os procedimentos envolvidos nas transações comerciais, desde a escolha do produto até o pagamento da compra, são realizados de forma digital — somente a  entrega da encomenda é feita presencialmente.

O termo “e-commerce” é comumente utilizado como um sinônimo de loja virtual, ou seja, um site que comercializa produtos para vendas online.

No entanto, a loja virtual é apenas um dos canais que podem ser utilizados no comércio eletrônico. Outros canais muito utilizados, por exemplo, são os marketplaces e as redes sociais — falaremos sobre cada um mais adiante.

Para que serve o e-commerce?

Assim como o comércio físico, o e-commerce tem o objetivo de permitir a venda de produtos e serviços dos mais variados segmentos. O grande diferencial é que, por funcionar de forma totalmente online, ele proporciona mais conveniência e praticidade aos consumidores.

O cliente pode fazer sua compra em qualquer horário e lugar, bastando ter à sua disposição um dispositivo conectado à internet, como um computador ou um smartphone.

Também é mais fácil para o usuário pesquisar sobre os produtos desejados, consultar a opinião de outros clientes e comparar lojas e itens, facilitando o processo de decisão de compra.

Quais são as vantagens de empreender no e-commerce?

Para os varejistas, o e-commerce representa uma oportunidade de ampliar os seus canais de venda, ajudando a expandir os negócios, atrair novos públicos e aumentar o faturamento.

Vale destacar também que o comércio eletrônico demanda menos custos operacionais do que uma loja física tradicional, permitindo que os empreendedores comecem um negócio com um menor investimento e mais flexibilidade.

Qual é a diferença entre e-commerce, marketplaces e redes sociais?

Para empreender no e-commerce, é preciso utilizar um canal de vendas online, que pode ser uma loja virtual, um marketplace ou as redes sociais, por exemplo.

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, sendo que o empreendedor deve escolher o que fizer mais sentido para o seu negócio e para o seu público-alvo.

Muitas marcas também utilizam mais um tipo de canal, de forma a ampliar a sua presença digital, alcançar mais clientes e aumentar as oportunidades de vendas. Falaremos sobre alguns deles a seguir!

Loja virtual

A loja virtual é um site exclusivo e personalizado onde o varejista pode exibir e vender os seus produtos. Toda a gestão e customização da loja é feita pelo próprio empreendedor, ficando por conta dele também todos os custos de criação, divulgação e manutenção do e-commerce.

Para criar a sua própria loja virtual, é necessário registrar um domínio, ou seja, o endereço do seu site, e contratar um serviço de hospedagem que manterá o seu e-commerce disponível na rede.

Também é preciso escolher uma plataforma de e-commerce, que oferecerá toda a infraestrutura necessária para criar e gerenciar a sua loja.

Existem diferentes tipos de plataformas disponíveis no mercado — para escolher a mais adequada, é indicado considerar o tamanho e as necessidades do seu negócio.

Para quem está começando e não tem muitos conhecimentos técnicos, por exemplo, é possível utilizar uma plataforma plug-and-play, que é uma solução pronta para usar, mas que conta com opções de personalização mais limitadas.

Marketplace

Ao contrário da loja virtual, que é um e-commerce próprio de uma única empresa, o marketplace funciona como um shopping virtual, reunindo várias lojas online em uma só plataforma.

Com isso, ao entrar em um marketplace, o consumidor pode encontrar uma maior variedade de marcas e produtos no mesmo lugar.

A vantagem de se cadastrar para vender em um marketplace é que esses sites, em geral, já contam com grande visibilidade e relevância no mercado. Além disso, o marketplace oferece toda a infraestrutura necessária para vender, não sendo necessário cuidar dessa parte.

Por outro lado, como há várias empresas vendendo produtos similares dentro da mesma plataforma, pode haver uma forte concorrência dentro do marketplace, além de uma falta de reconhecimento da marca de cada loja cadastrada.

Redes sociais

As redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, também são relevantes canais online, permitindo uma interação mais próxima entre os consumidores e as lojas.

Principalmente para segmentos com maior apelo visual, como moda, decoração e papelaria, essas plataformas podem ser utilizadas como uma vitrine virtual do negócio, ajudando a aumentar o alcance da marca e a gerar oportunidades de vendas.

Para quem está começando o próprio negócio, as redes sociais também representam uma opção mais acessível para operacionalizar as vendas.

Quais são os tipos de e-commerce?

Existem diferentes tipos de e-commerce, dependendo dos agentes e dos canais envolvidos no processo de compra e venda. Conheça os principais!

E-commerce B2B

O e-commerce B2B (Business to Business) é um modelo no qual empresas vendem para outras empresas, envolvendo transações mais volumosas e complexas.

E-commerce B2C

No modelo B2C (Business to Consumer), as empresas comercializam produtos ou serviços, das mais variadas categorias, diretamente aos consumidores finais. Esse é o caso da maioria das lojas virtuais.

E-commerce C2C

No C2C (Consumer to Consumer), consumidores vendem para outros consumidores. O Enjoei e a OLX são grandes exemplos dessa modalidade, permitindo que pessoas físicas se cadastrem para vender produtos para outros usuários.

E-commerce D2C

O e-commerce D2C (Direct to Consumer) é a modalidade na qual fabricantes, indústrias e distribuidores vendem produtos diretamente ao consumidor final.

M-commerce

Também conhecido como mobile commerce, o m-commerce consiste na comercialização de produtos e serviços via dispositivos móveis, como smartphones e tablets, seja pelo acesso às lojas virtuais diretamente dos aparelhos, por aplicativos ou pelas redes sociais.

Social commerce

O social commerce, ou s-commerce, refere-se ao comércio realizado por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp e qualquer outro espaço virtual que permita interações entre os consumidores.

Como funciona um e-commerce?

Como mencionamos anteriormente, todo o processo de compra e venda no e-commerce é online, com exceção da entrega do pedido.

O consumidor acessa o e-commerce a partir de um dispositivo com acesso à internet, como um computador, um smartphone ou um tablet, e seleciona um ou mais produtos desejados.

Em seguida, ele faz o cadastro das suas informações pessoais, como nome, CPF, e-mail e endereço de entrega. Para receber a encomenda em casa, é cobrado um frete, que depende da localidade e da modalidade de entrega escolhida.

Então, o cliente realiza o pagamento do pedido, que geralmente pode ser por cartão de crédito, boleto bancário ou Pix. Com a aprovação do pagamento, a compra é concluída e o cliente recebe a encomenda no endereço cadastrado, dentro do prazo estipulado.

Meios de pagamento

Independentemente do canal de vendas utilizado, é indispensável contar com um meio de pagamento online seguro e eficiente para processar as transações do e-commerce.

Para atender às preferências dos diferentes tipos de consumidores, é recomendável aceitar formas de pagamento variadas, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Assim, você evita o abandono de carrinho e garante uma maior taxa de conversão no negócio.

Existem diferentes soluções de pagamento para viabilizar as transações online no seu e-commerce, como sub adquirentes, Provedores de Serviços de Pagamento (PSPs) e gateways de pagamento.

Além disso, para quem vende pelas redes sociais, um recurso interessante é o link de pagamento, que permite o envio de um checkout personalizado para o consumidor finalizar a sua compra.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desenvolvimento de E-Commerce”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *